Skip to main content

(A)Gente da Cidade

Concurso de Fotografia e Vídeo em (A)Gente da Cidade

Mais informações sobre o concurso estão disponíveis abaixo!

Ver Edital

Projeto no âmbito do UPSEE HEALTH e no HEALTHYW8, premiado na 3ª edição da Iniciativa de Promoção da Cultura Científica 2022 da Universidade de Coimbra

Nesta atividade abrimos as portas da Universidade de Coimbra e da investigação aí produzida à própria cidade, muitas vezes usada como laboratório e/ou objeto de estudo. Desta forma, propomos dois concursos, um de vídeo e outro de fotografia, que serão acompanhados de debates interdisciplinares e intersectoriais, envolvendo agentes de vários níveis desde investigadores, a estudantes, a decisores públicos e políticos e ao público em geral.

O tema central da nossa atividade é o uso do espaço urbano, com foco na experiência sensorial inerente às características físicas e sociais.
A urbanização é um dos desafios de sustentabilidade mais marcantes deste século, dado que o crescimento das cidades deve limitar os impactos negativos para a sustentabilidade global, e ao mesmo tempo apoiar o bem-estar dos seus habitantes. Damos especial atenção às experiências dos adolescentes e jovens adultos. A literatura mostra que os jovensinteragem e experimentam os espaços de maneiras diferentes dos adultos, contudo análises sobre a utilização do espaço e a mobilidade neste grupo etário são limitadas.

Por outro lado, este é também um dos grupos mais vulneráveis, tendo um risco acrescido de maior sedentarismo e adoção de uma alimentação menos saudável. Desta forma, pedimos aos adolescentes e/ou jovens adultos com idades entre os 15 e os 25 anos, que explorem criativamente o espaço urbano e a forma como as pessoas se relacionam com a Cidade através de um olhar crítico sobre os espaços e experiências que a caracterizam e identificam, revelando facetas que antes eram invisíveis ou esquecidas.

Concurso de Vídeo

Os participantes são convidados a enviar vídeos curtos (2-3 minutos) no âmbito do tema acima referido. Os dois vídeos premiados (1º lugar: 200,00 EUR, 2º lugar: 100,00 EUR) serão exibidos em diversos ecrãs na cidade.

Através dos ecrãs existentes em todos os departamentos envolvidos nesta candidatura (i.e., Departamento de Ciências da Vida, Departamento de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Informática, Departamento de Geografia e Turismo), através do estabelecimento de parceria entre entidades públicas (Câmara Municipal de Coimbra – CMC, usando por exemplo os ecrãs no interior dos SMTUC) e privadas (usando os ecrãs da zona de restauração do Centro Comercial Alma Shopping).

Os vídeos serão ainda disseminados pelos websites e redes sociais das Unidades I&D envolvidas na atividade, e ficarão armazenados e acessíveis no site do projeto em curso UPSEE HEALTH – Urban Places and Sensory Experiences of Everyday in HEALTH, financiado pela Fundação BIAL e a Ordem dos Médicos no âmbito do Prémio Maria de Sousa 2ª Edição, iniciado em janeiro de 2024.

Concurso de Fotografia

Os participantes são convidados a enviar fotografias de alta qualidade/resolução no âmbito do tema acima referido. As três fotografias premiadas (1º lugar: 100,00 EUR, 2º lugar: 75,00 EUR e 3º lugar 50,00 EUR) serão expostas num local público e de acesso gratuito.

Os espaços considerados para expor as fotografias são: o Pavilhão Centro de Portugal (com o qual temos uma boa relação), o Exploratório, o Café do Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV, o qual já usamos anteriormente para uma exposição fotográfica), a Casa das Artes Bissaya Barreto, ou as zonas comuns do Centro Comercial Alma Shopping. A escolha do espaço está relacionada com 1) maior acessibilidade do grande público e 2) disponibilidade para acolher a exposição por 3 a 4 semanas. Após esse período, as fotografias deverão ser expostas nos Departamentos e/ou Faculdades associados a esta iniciativa.

A cerimónia de entrega dos prémios dos dois concursos decorrerá em lugar a definir, como a Casa das Artes Bissaya Barreto ou o Pavilhão Centro de Portugal.

Debates

Partindo da investigação feita pela equipa na UC e sustentado pelo material (vídeo e fotográfico) dos concursos, os debates pretendem ser um ponto de encontro multi e interdisciplinar, juntando vários setores da população para debater os desafios da urbanização e as experiências sensoriais/emocionais do espaço aliadas às suas características físicas e sociais. Esta atividade decorrerá durante o período da exposição fotográfica, e terão lugar uma vez por semana em locais alternados na cidade como: Café Moçambique ou do TAGV, Pavilhão Centro de Portugal, Casa das Artes Bissaya Barreto, Pólo 1 (p.e., Colégio das Artes ou Edifício de São Bento) e/ou FCTUC – Pólo 2. A investigação feita na UC que será disseminada nos debates inclui:

  •  “Do we live where is pleasant? Correlates of perceived pleasantness with socioeconomic variables” doi: 10.3390/land12040878
  • “The potential impact of cycling on urban transport energy and modal share: a GIS-based methodology” doi: 10.3390/ijgi12020048
  • “Parental perception of the social and physical environment contributes to gender inequalities in children’s screen time” doi: 10.1123/jpah.2021-0436
  • “The impact of geometric and land use elements on the perceived pleasantness of urban layouts” doi: 10.1177/23998083221129879
  • “The environment contribution to gender differences in childhood obesity and organized sports engagement” doi: 10.1002/ajhb.23322)

Outras Atividades

A equipa compromete-se a desenvolver (em parceria com as Unidades de I&D envolvidas) uma atividade para a Noite Europeia dos Investigadores (NEI) 2024, a decorrer no próximo mês de setembro, tendo como público-alvo as famílias (pais e crianças entre os 4 e os 15 anos). A ideia geral é usar um equipamento de realidade virtual já existente na UC que permite aos mais jovens obterem uma experiência imersiva em diferentes contextos urbanos baseados na cidade de Coimbra. Outra atividade organizada pela equipa será um passeio científico, a realizar no início de novembro, após a conclusão das exposições e dos debates. A caminhada pelas ruas e espaços da cidade de Coimbra será aliada à consciencialização da problemática, refletindo sobre os pontos tratados ao longo da iniciativa (exposições e debates).

Objetivos

O objetivo geral desta atividade é criar novos canais de comunicação e divulgação entre a UC e a população da cidade que a acolhe, abrindo esta instituição à sociedade através de diferentes interações, socializações e projetos de pesquisa, e promovendo uma troca interdisciplinar de conhecimentos e experiências entre diferentes campos do conhecimento.

Os objetivos específicos são:

  • Divulgar a investigação feita na UC que usa a cidade de Coimbra e os seus habitantes como objeto de estudo;
  • Promover projetos em curso coordenados pela UC e desenvolvidos na cidade de Coimbra, funcionando como uma espécie de “participation call” (p.e., UPSEE HEALTH, financiado pela BIAL e pela Ordem dos Médicos,
    https://noticias.uc.pt/artigos/investigadora-da-universidade-de-coimbra-distinguida-com-premio-maria-de-sousa/; HEALTHYW8, financiado pela União Europeia, https://cias.uc.pt/pt-pt/projetos/em-curso/empowering-healthy-lifestyle-behaviour-through-personalised-intervention-portfolios-to-prevent-and-control-obesity-during-vulnerable-stages-of-life-healthyw8/);
  • Realçar o potencial do contexto, do espaço e do design urbano como determinante do bem-estar humano e social, usando a imagem como método e meio de representação;
  • Sensibilizar a população para o potencial das cooperações interdisciplinares, desde as Ciências Sociais às Engenharias e Tecnologias, para o estudo da Cidade, da Saúde e das Desigualdades;
  • Aumentar a sensibilização dos estudantes para a oferta formativa da UC (Licenciaturas, Mestrados e Doutoramentos) e as suas infraestruturas, incluindo os diversos laboratórios das Unidades envolvidas na iniciativa, assim como o recém-criado Wearable Systems Lab co-coordenado por Alberto Cardoso e Daniela Rodrigues, em parceria com outros docentes/ investigadores do Departamento de Engenharia Informática;
  • Reconhecer as preocupações e experiências dos cidadãos no que diz respeito à Cidade e dar-lhes oportunidade de pensarem em soluções e alternativas para os espaços que frequentam, quer tenham ou não já sido criados.

Equipa

  • Daniela Rodrigues (CIAS-UC);
  • João Monteiro (CITTA-UC);
  • Alberto Cardoso(CISUC);
  • Helena Nogueira (CIAS-UC).

Parceiros

Reabilita Coimbra

http://www.reabilitacoimbra.pt/

A Associação Reabilita Coimbra, cofundada pelo membro da equipa João Monteiro, utiliza o voluntariado enquanto ferramenta para recuperar e reabilitar o interior das casas de outras associações e habitações degradadas na cidade de Coimbra, fomentando o bem-estar e a coesão social. Em 2024, a Associação ganhou o prémio Geração Coolectiva, uma iniciativa da Coimbra Coolectiva para promover projetos e ideias com capacidade para mudar e melhorar a cidade de Coimbra. No âmbito desta iniciativa, a Associação terá um papel importante nos debates e na sua disseminação junto do público-alvo não académico/científico.

Coimbra Coolectiva

geral@coolectiva.pt
https://coimbracoolectiva.pt/

Como órgão de comunicação social independente, detido pela associação sem fins lucrativos COOL – Associação Coimbra Coolectiva – Jornalismo de Soluções, esta parceria estabelece a cobertura dos eventos (concursos e debates) e apela à  participação cidadã. O grupo tem como grande objetivo fazer parte da construção de uma Coimbra melhor, mais sustentável, mais justa, mais inclusiva e com mais oportunidades. No final desta atividade, a equipa participará numa reportagem, partilhando os resultados dos debates levados a cabo ao longo de um mês, nomeadamente os comentários e sugestões dos cidadãos conimbricenses como (a)gentes da Cidade de Coimbra.